Prouni 2014 Requisitos

13/03/2013

Prouni 2014 Requisitos

Requisitos do Prouni 2014: Criado em 2004 pelo governo federal, o Prouni – Programa Universidade Para Todos distribui bolsas integrais e parciais de 50%. Até 2011 foram distribuídas mais de um milhão de bolsas pelo programa. Em 2014 o Prouni deve oferecer, assim como em 2013, mais de 150 mil vagas em instituições particulares de ensino superior de todo o país.

Porém, para poder concorrer às bolsas é preciso se enquadrar em uma série de requisitos. Você sabe quais são? Veja abaixo quais são os Requisitos Prouni 2014:

Antes de tudo, é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio para poder concorrer às bolsas do Prouni. Para o Prouni 2014 serão válidas as notas obtidas no Enem 2013, que será realizado em todo o país provavelmente em novembro.

Além de simplesmente participar do exame é necessário obter certo desempenho. Candidatos que tirarem nota zero na redação e/ou obtiverem nota média inferior a 450 pontos no exame não poderão sequer efetuar inscrição no Prouni 2014. Para calcular a nota média o candidato deve somar todas as notas alcançadas nas áreas do Enem e também na redação e dividir o resultado da soma por cinco.

Conheça os requisitos do Prouni 2014

Mas não basta participar do Enem 2013 e obter um bom resultado para poder concorrer a uma bolsa. As bolsas do Prouni são para estudantes que não têm condições de arcar com os altos custos de um curso de nível superior. Portanto, estudantes que tiverem renda familiar superior a três salários mínimos por pessoa não podem participar. Quem tiver renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa pode se inscrever para qualquer tipo de bolsa (integral ou parcial). Já quem tiver renda familiar entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos por pessoa pode concorrer somente às bolsas parciais de 50%.

Além de todos os requisitos apresentados acima, os candidatos devem satisfazer uma das condições abaixo:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em instituição privada, desde que comprove a condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
  • Ser pessoa com deficiência; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino. (Neste caso os candidatos concorrem a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e não é exigida a comprovação de renda.).

Ainda não se sabe o período exato de inscrição, mas provavelmente será na segunda quinzena de janeiro. As datas oficiais de inscrições, das chamadas, da participação na lista de espera e também da matrícula nas instituições participantes serão estabelecidas pelo Cronograma do Prouni 2014.

Lembre-se de que as inscrições podem ser realizadas somente através da internet, no site oficial do Prouni, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/.

Em breve mais novidades sobre o Prouni 2014!

GD Star Rating
loading...
Prouni 2014 Requisitos, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Previous post:

Next post: