Prouni 2014: Quando Começam as Inscrições?

02/08/2013

Prouni 2014: Quando Começam as Inscrições?

Muitos já se questionam sobre quando começam as inscrições do ProUni 2014. Atualmente só é possível fazer uma previsão do calendário a ser seguido no próximo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), pois o cronograma oficial ainda será divulgado em edital elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Prouni 2014 seguirá objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior, distribuindo bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em diversas instituições privadas de todo o Brasil. Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa já premiou mais de 1,2 milhões de alunos com bolsas de estudos, sendo a maioria (68%) integrais.

Calendário Prouni 2014

O cronograma oficial do ProUni 2014 será elaborado pelo MEC e divulgado em edital. A expectativa é de que as inscrições sejam abertas logo após a divulgação do resultado do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio, nos primeiros dias do mês de janeiro. Os resultados da primeira e segunda chamada devem ser divulgados no fim de janeiro e início de fevereiro, ao ponto de que o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera se inicie em meados de fevereiro.

O período de inscrições do ProUni 2014 será único, portanto, os estudantes interessados em participar da seleção precisam ficar atentos ao limite do prazo. O MEC não cobra nenhum valor correspondente à taxa. A inscrição é feita exclusivamente no site http://siteprouni.mec.gov.br/. Para se inscrever é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2013. Se você se esqueceu dos dados, não se preocupe, pois no próprio site existem espaços destinados à recuperação dos mesmos.

Ao se inscrever no ProUni 2014 é permitido escolher até duas opções de cursos diferentes, indicando a preferência, a bolsa desejada (parcial ou integral) e a modalidade em que deseja concorrer à bolsa, que pode ser por políticas de ações afirmativas ou ampla concorrência. Existem cotas destinadas aos deficientes e às pessoas que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Leia outros artigos disponíveis aqui em nosso site e saiba mais detalhes sobre os requisitos que serão exigidos para participar do ProUni 2014. Boa sorte!

GD Star Rating
loading...
Prouni 2014: Quando Começam as Inscrições?, 9.0 out of 10 based on 1 rating

Previous post:

Next post: