Prouni 2014 Programa Universidade para Todos

07/04/2013

Prouni 2014 Programa Universidade para Todos

Prouni 2014: O Programa Universidade Para Todos é um dos principais programas na área da educação do Brasil. O programa é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC). Criado no ano de 2004, o ProUni tem como objetivos principais oferecer bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O candidato que deseja se candidatar a uma bolsa de estudos através do ProUni 2014, tem de estar atento às datas que irão constar no cronograma, porque elas são improrrogáveis, ou seja, caso o candidato perca a data de um dos prazos constantes no cronograma, ele perderá também o benefício que poderia ter conseguido. É sempre frisado nos editais que é obrigação do candidato, observar as datas do cronograma.

A divulgação do cronograma oficial só deverá ser realizada no início de janeiro de 2014, é comum que o calendário oficial saia somente dias antes do início das inscrições. No cronograma do Prouni 2014, entre outras datas, deverão constar os prazos para as inscrições, primeira chamada, segunda chamadas, e lista de espera.

Para concorrer a uma bolsa no ProUni 2014 o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013, obter a nota mínima estabelecida para o exame, ter renda família de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso a renda familiar por pessoa não é considerada.

O ProUni 2014 oferece dois tipos de bolsas, integral e parcial. A modalidade da bolsa vai depender da renda familiar do estudante: estudantes que comprovem renda familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa, poderão conseguir uma bolsa integral (100%) ou parcial (50%). Já os candidatos que comprovem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, somente terão direito à bolsa parcial.

GD Star Rating
loading...

Previous post:

Next post: