Prouni 2014 Como Funciona

14/02/2013

Como Funciona Prouni 2014

Neste artigo os estudantes poderão saber como funciona o Prouni 2014, obtendo informações sobre datas, requisitos, vagas, entre outras. Confira:

Criado em 2004 pelo Governo Federal, com intuito de democratizar o acesso ao ensino de nível superior do país, o Prouni – Programa Universidade Para Todos oferece bolsas integrais e parciais de 50% em instituições particulares de ensino superior.

Em seu funcionamento, podem concorrer às bolsas integrais somente os estudantes que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para bolsas parciais de 50% a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Outro requisito básico para poder concorrer às bolsas do Prouni 2014 é participar do Exame Nacional do Ensino Médio em 2013 e obter nota diferente de zero na redação e nota média de 450 pontos. Para calcular a nota média basta somar todas as notas alcançadas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Além de todos os requisitos citados acima, o estudante não pode possuir diploma de nível superior e precisa ainda satisfazer uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, desde que comprove a condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
  • Ser pessoa com deficiência; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino. (Neste caso os candidatos concorrem a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e não é exigida a comprovação de renda.).

Serão realizadas duas edições do Prouni em 2014, uma para cada semestre do ano. A primeira delas acontece em janeiro e a segunda em junho. As datas exatas serão divulgadas poucas semanas antes e somente assim os estudantes poderão saber quando começam as inscrições do Prouni 2014.

Durante o período de inscrições os estudantes deverão acessar o site oficial do programa, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, e informar número de inscrição e senha do Enem 2013. Estes dados podem ser recuperados no site do Enem em caso de perda.

Cada estudante pode escolher até duas opções de curso. Como funciona? Cerca de uma semana após o término das inscrições é realizada a primeira chamada e os estudantes pré-selecionados têm um prazo para efetivação de matrícula nas instituições participantes.

Alguns dias depois é realizada a segunda chamada e é aberto um prazo para que os estudantes participem da Lista de Espera, que é divulgada e utilizada pelas instituições para a convocação de candidatos para vagas ainda não ocupadas.

Em breve traremos mais novidades sobre o Prouni 2014. Curta nossa Página Oficial no Facebook e receba as atualizações através da rede social.

GD Star Rating
loading...
Prouni 2014 Como Funciona, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Previous post:

Next post: