Como Participar do ProUni 2014

25/08/2013

Como Participar do ProUni 2014

Como participar do ProUni 2014? O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 2004, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no país. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas.

Até o ano de 2013, o Prouni 2014 já havia distribuído mais de 1,2 milhões de bolsas de estudo, sendo 68% integrais. Também são ofertadas bolsas parciais de 50%. Candidatos com deficiência ou os autodeclarados indígenas, pretos ou pardos podem escolher, durante a inscrição do ProUni 2014, concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Requisitos ProUni 2013

Para se inscrever no Programa, os estudantes precisam ficar atentos a alguns requisitos do ProUni 2014. O primeiro deles é a participação no Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos devem fazer as provas e alcançar média maior do que 450 pontos, além de não poder zerar a redação.

Outra importante condição é a de renda. Estudantes membros de famílias com renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer a qualquer tipo de bolsa. Aqueles cuja renda esteja entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos podem se inscrever apenas para bolsas parciais. Esta condição não se aplica aos professores da rede pública, do quadro permanente da escola, que queiram concorrer a bolsas de licenciatura.

Pessoas sem deficiência ou que não sejam professores, precisam ainda ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou da rede privada, desde que comprove a condição de bolsista integral da respectiva instituição.

As inscrições do ProUni 2014 são realizadas no site http://siteprouni.mec.gov.br/, onde o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2013. Na própria página existem links destinados à recuperação dessas informações. Ao se inscrever, o estudante pode optar por concorrer a bolsas em até duas instituições, turnos e modalidades diferentes.

Fique atento, pois existe apenas um período de inscrição. A partir daí, o resultado do ProUni 2014 será divulgado em duas chamadas sucessivas. As eventuais vagas restantes serão destinadas aos candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera.

Faça um bom Enem 2013 para alcançar seu objetivo com a ajuda do ProUni 2014!

GD Star Rating
loading...
Como Participar do ProUni 2014, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Previous post:

Next post: