Como Funciona o ProUni 2014

12/11/2013

Como Funciona o ProUni 2014

Como funciona o ProUni 2014? O objetivo deste artigo é auxiliar você, caro estudante, a compreender melhor os principais fatores a cerca do Programa Universidade para Todos (ProUni), um programa criado pelo Governo Federal no ano de 2004, cuja finalidade é conceder bolsas de estudo (integrais e parciais) em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.

Alguns requisitos do ProUni 2014 precisam ser esclarecidos. O primeiro deles é participar do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio, alcançando média superior a 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação. Participação em outros Exames não servem de base para os processos seletivos do ProUni 2014, realizados no início de cada um dos dois períodos letivos do ano.

Outro requisito importante é o de renda. Para concorrer às bolsas integrais, os estudantes devem ser membros de famílias com renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. O limite máximo é de três salários mínimos quando a escolha é pelas bolsas parciais. Professores da rede pública de ensino, em pleno exercício da função, que desejam concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, não precisam comprovar renda.

Para concorrer a qualquer um dos dois tipos de bolsa, é preciso comprovar a conclusão do ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral. Esta exigência não se aplica aos estudantes com deficiência. O Programa reserva cotas a estes candidatos, bem como aos que se autodeclaram, durante a inscrição para o ProUni 2014, indígenas, pardos ou pretos.

Para se inscrever no ProUni 2014 é preciso ficar atento ao cronograma que será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O registro é feito exclusivamente no site oficial http://siteprouni.mec.gov.br/, mediante informação do número de inscrição e senha do Enem 2013. No cadastro é permitido escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência.

O resultado do ProUni 2014 será divulgado em duas chamadas. Após cada uma haverá um prazo estipulado para realização do registro acadêmico na instituição de ensino. Uma nova chance ainda será oferecida aos candidatos que, após as duas primeiras chamadas, manifestarem interesse em participar da lista de espera destinada ao preenchimento das eventuais vagas restantes.

Mais detalhes sobre o Programa você encontra em outros artigos disponíveis aqui no site do ProUni 2014. Conte com nossa ajuda para tirar todas as suas dúvidas!

GD Star Rating
loading...
Como Funciona o ProUni 2014, 5.7 out of 10 based on 3 ratings

Leave a Comment

Previous post:

Next post: